PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Expovizinhos: UTFPR e CCO vão fazer uma feira 'Carbono Zero'

quarta, 12 de novembro de 2025

Estudo baseado em normativas internacionais apontou a emissão de carbono no evento e prevê compensação com o plantio de árvores.

A Comissão Central Organizadora (CCO) da Expovizinhos 2025 e a UTFPR se reuniram na última segunda-feira, 10, para definir as ações que vão tornar a feira “Carbono Zero”. Todo o trabalho está sendo coordenado pela professora Taciara Zborowski Horst. “A gente fez uma análise com base em normativas nacionais e internacionais para avaliar a sustentabilidade da Expovizinhos. Isso envolve a parte ambiental, que talvez seja o que as pessoas mais conhecem, mas também as dimensões econômica, social e cultural — tudo aquilo que a feira faz para promover o bem-estar da população e a perpetuidade dos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou ambientais. Quanto maior é o evento, maior é o impacto que ele traz na vida das pessoas e no ambiente, e procuramos analisar e observar todos esses aspectos para montar um plano de ação e de trabalho que compense tudo isso”, explicou.

Ela detalhou as ações que serão realizadas. “Vamos contemplar a quantificação da emissão de gases de efeito estufa no evento, já que temos um público estimado entre 120 e 150 mil pessoas. Essas pessoas precisam se deslocar, sair de suas residências e ir até o parque e, para isso, vão utilizar combustíveis, na maioria, fósseis, com os veículos emitindo gases na atmosfera. Temos também o consumo de energia, de água, e tudo isso será usado para quantificar aproximadamente as emissões. A partir disso, vamos propor uma ação em parceria com o Nurse da ACEDV/CDL, com a Secretaria do Meio Ambiente, e, aqui na UTFPR, vamos produzir mudas de árvores nativas para recuperar algumas áreas do Rio Jirau, dentro do Projeto Jirau Mais Vivo. Essas árvores, no seu crescimento, vão absorver todo o carbono emitido durante a feira”, completou.

Com essas ações, a Expovizinhos 2025 não terá emissão líquida de carbono. “Isso significa que o evento será realizado sem aumentar a concentração de gases na atmosfera, que é o que causa o aquecimento global e é, inclusive, um dos precursores desses eventos climáticos catastróficos que têm acontecido com mais frequência. Eles sempre existiram, mas a intensidade e a frequência aumentam à medida que há mais gases na atmosfera. A ideia é tornar a feira cada vez mais sustentável. Além disso, essa atividade de recuperação vai durar dois anos; então, até a próxima edição, já teremos essa área do Jirau recuperada. Se tudo der certo, seguiremos com essa parceria e, quanto mais feiras realizarmos, melhor será o aspecto ambiental da nossa cidade”, concluiu.

Expovizinhos 2025
A feira da indústria, comércio, agronegócio, tecnologia e turismo de Dois Vizinhos será realizada entre os dias 26 e 30 de novembro. Neste ano, pela primeira vez na história, terá entrada gratuita em todos os dias. Serão quatro shows nacionais que prometem atrair milhares de pessoas ao Parque de Exposições: na quarta-feira, 26, a atração será Clayton & Romário; na quinta-feira, 27, o show será com Daniel; na sexta-feira, 28, será a vez de Ana Castela; no sábado, 29, haverá show gospel com Thalles Roberto (na Arena Sicredi) e Matheus & Kauan no palco principal; e, no domingo, 30, apresentações de talentos regionais encerram a programação.

O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Dois Vizinhos, a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e a Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), com patrocínio máster do Sicredi e patrocínios do Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, MBRF, Dez Telecom, Vizzari Odontologia e Bem-Estar, Pluma, Rações Quality, No Ponto Supermercados, Pema Limpeza e Conservação, Gaio Agronegócios, Perfuribel Poços Artesianos, BRDE, Kucmaq, AviCampo e Sanepar. As rádios Educadora FM e Vizi FM, além da TV Celinauta, são as emissoras oficiais do evento.

Fonte: Assessoria

Galeria de Fotos