PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Economia
segunda, 10 de abril de 2017
39% dos consumidores vão gastar menos na Páscoa, revela pesquisa do SPC Brasil
Com a economia ainda em recessão e o desemprego crescente, as vendas na Páscoa deste ano não devem apresentar crescimento expressivo. Uma sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, 39% planejam diminuir os gastos na comparação com o ano passado, principalmente as mulheres (47%). O aumento dos preços dos ovos de chocolates e demais produtos típicos do período sem que a renda também tenha crescido (42%), além do desemprego (21%), são as razões mais mencionadas entre quem acha que vai gastar menos na data comemorativa. No total, 57% dos brasileiros vão presentar alguém nesta Páscoa. Três em cada dez (28%) consumidores estão indecisos e 15% disseram abertamente que não realizarão compras.
Levando em consideração os consumidores que não vão comprar chocolates, os motivos mais citados são endividamento e a priorização de dívidas (22%). A falta de costume ou o fato de não gostarem da data (18%) e o desemprego (17%) completam a lista de justificativas. Entre os indivíduos da classe C, o percentual de endividamento (28%) e desemprego (22%) são ainda maiores do que para o restante da amostra.
“A piora da economia ainda exerce um forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar seus gastos para organizar as finanças. Diante dessas dificuldades, até mesmo datas comemorativas de grande apelo como a Páscoa, acabam sofrendo com a priorização de gastos do brasileiro. Cabe ao empresário do varejo investir em promoções, preços atrativos e em estratégias de vendas para atrair os consumidores que estão indecisos, que representam um grande percentual”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Para 56% dos compradores, preços estão mais caros; 89% vão pesquisar
O levantamento revela ainda que 56% dos consumidores ouvidos têm a sensação de que os preços dos produtos para a Páscoa estão mais caros neste ano do que em 2016. Para 24%, os valores estão na mesma faixa e apenas 4% acreditam em preços menores. Diante da conjuntura de preços estão mais salgados, a pesquisa também mostrou que maioria (89%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa. O comportamento surge com mais força entre as pessoas da classe C (91%) e as mulheres (93%).
A atual crise econômica é mencionada por sete em cada dez (67%) consumidores para justificar a percepção de preços mais elevados no comércio. Outros 25% disseram que os preços estão mais altos por tratar-se de uma data comemorativa, em que a procura pelos chocolates aumenta de forma considerável.
“A pesquisa de preço é um importante instrumento para quem quer economizar. Como os valores dos ovos, geralmente, variam bastante de um estabelecimento para o outro ou entre marcas, é fundamental reservar um tempo para procurar as melhores condições, inclusive usando a internet a seu favor”, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Não tão popular quanto o amigo secreto nas festas natalinas, o ‘amigo chocolate’ pode ser uma alternativa para quem quer gastar menos. A pesquisa revela que entre quem vai presentear alguém, 21% vão entrar na brincadeira, que será feita, sobretudo, entre familiares (62%), amigos (42%) e colegas de trabalho (35%). O gasto médio com o presente do ‘amigo chocolate’ será de R$ 36.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Happy Hour com o associado teve grande sucesso
Evento aconteceu na noite de quarta-feira, 27, na sede do Ciklo2Vizinhos.
Marcy Hauschidt falou sobre ‘Marketing que Conecta’ no Café & Negócio$
Evento foi realizado na manhã desta quinta, 28.
ACEDV/CDL prepara as comemorações dos 50 anos
Entidade empresarial nasceu em 1976 e fará uma grande festa para marcar as bodas de ouro.
Diretores avaliam a segunda edição e já planejam o 3º Dois Vizinhos Liquida
Campanha de descontos foi encabeçada pela ACEDV/CDL e aconteceu nos anos de 2024 e 2025.
Expovizinhos: sócios da ACEDV/CDL tem prioridade na aquisição de estandes até sexta
Na segunda-feira, 1º de setembro, as vendas abrem para empresas locais não associadas nos três pavilhões e espaços externos.
ASSOCIADOS
ARQUITETA CAROLINA RIZZI
AVENIDA SALGADO FILHO
Telefone:
ECI CONSULTORIA FINANCEIRA
RUA DAS LARANJEIRAS
Telefone:
LCW COMUNICACAO
Rua Wenceslau Braz
Telefone:
LICITECH CONSULTORIA & SOLUTIONS EM LICITACOES PUBLICAS
RUA CASTRO ALVES
Telefone: (46) 9913-6442
PESO EXATO BALANCAS
Rua Bento Gonçalves
Telefone: (46) 3536-1348
Galeria de Fotos
Data de emissão: 28/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|