Notícia

CONJOVEDV

sexta, 07 de junho de 2019
Feirão do Imposto

No mês de maio tivemos o Feirão do Imposto, nele é demonstrado a população os valores de todos os impostos pagos.

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina, seu propósito é disseminar informação tributária de forma simplificada à população o qual tornou-se um a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 houve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontece em 24 Estados da Federação e mais de 100 cidades do Brasil.

“MENOS É MAIS”

Analogia: O mote deste ano tem como analogia a teoria da “Curva de Laffer”. A Curva de Laffer é uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto a diferentes Alíquotas. É usada para ilustrar o conceito de "elasticidade da receita taxável". A Curva de Laffer mostra que, se aumentarem as alíquotas além de certo ponto torna-se improdutivo, à medida que a receita também passa a diminuir.

Além de outras analogias possíveis como, que com a desburocratização há o aumento da eficiência. Neste elemento as peças publicitárias devem trazer a reflexão e o desejo de mudança quanto ao sistema tributário brasileiro.

Fonte: ACEDV/CDL